Haja paciência.

Amigos sabem o que me faz mais falta na vida? Paciência. Pelo menos nesta fase da minha vida.

É frustrante, imensamente frustrante, amar tanto os meus pequenos tesouros e ao mesmo tempo chegar ao meu limite tão rapidamente. 

Há alturas em que se vendessem pacotes de paciência, eu juro que comprava vários kilos!

Confesso que tenho passado por uma fase de maior instabilidade. Talvez a pressão de estar no último ano do curso, ter que ultrapassar uma série de barreiras para as quais sinto que não tenho força nem ânimo, e ter dois piolhos que passam a vida em disputas e choros e dramas não ajuda muito. 

Sabem o que é ter duas (às vezes três) crianças em casa que querem sempre a mesma coisa? Quando um pega num brinquedo, o outro quer esse brinquedo; quando um vai abrir a porta, o outro quer abrir a porta; quando um vem para o colo, o outro lembra-se e também quer colo. E quem sobe as escadas à frente? E quem entra primeiro? E quem sobe sozinho? E a Leonor que já quer fazer tudo - TUDO - sozinha?!

Gente... não há quem aguente!

E agora vamos ao banho - não quero! E agora vamos sair do banho - não quero! E agora vamos lavar os dentes - não quero! E agora vamos comer - quero comer sozinha (ou então: metes-me a comida por favor?). E depois de comer sozinha - está tudo sujo! E agora vamos à fruta - quero comer na sala! E agora comes na sala porque não aguento mais argumentar contigo - mas depois vais à sala e ficas possessa na mesma porque O SOFÁ ESTÁ SUJO!!! ... Meu Deus... Ah, e agora vamos todos brincar... e passado 3 minutos há choro e berros porque um quer uma coisa e o outro também e agora a Leonor mordeu-me e eu só quero silêncio

Gente... é difícil. E mesmo quando me consigo controlar e manter a calma perante a minha filha de ano e meio que não quer simplesmente trocar a fralda... até onde vamos? Consegui não reagir imediatamente, estou calma e tento falar-lhe tranquilamente, que precisa de trocar a fralda e tem que estar sossegadinha meio minuto, e que depois já vai brincar, mas a rapariga teima em não me fazer a vontade e vira-se de rabo para cima no fraldário... é claro que me passo!!! xD (a minha pergunta mental nestes momentos é: onde está o manual de instruções que me diz como resolver este bug?!

Sei que talvez houvesse outra forma de resolver o assunto sem ter que me 'passar' mas também sei que essa outra forma provavelmente demoraria muito tempo e exigiria mais paciência e, lá está, há dias em que não dá.

E tudo isto para dizer que, como vivemos no limite, qualquer pequena coisa faz com que reajamos no extremo e percamos a (pouca) paciência que ainda resta. E depois é frustrante porque não querias ter-te exasperado; mas não conseguiste controlar isso. Uma roda viva de emoções. 

Ser mãe é a experiência mais estranha que existe! Pode ser a melhor coisa do mundo, e é sem sombra de dúvida, mas também é a tarefa mais difícil a que nos podemos entregar. 

(Filhos quando lerem isto daqui a muitos muitos anos, saibam que por mais que vocês nos lixem a cabeça xD não há coisa melhor na nossa vida do que as vossas vidas. É um amor que compensa tudo! Acima de tudo tentem não desrespeitar os vossos filhos se os tiverem, e digam-lhes e mostrem-lhes muitas vezes que os amam para que eles se sintam seguros mesmo quando vocês perderem a paciência com eles)  

Imagem retirada de Googleimages


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Nails e supositórios - reflexões durante a minha passagem pela Pediatria

Como tirar medicina (apesar de) COM 3 filhos pequenos

A propósito dos 10 - pequena resenha sobre os nossos 10 anos de casamento