Nails e supositórios - reflexões durante a minha passagem pela Pediatria

Olá gente! :)

Ressuscito o meu blog para falar de dois assuntos muitíssimo pertinentes: nails e colocação de supositórios. (ah pois é) 

Sempre me questionei como é possível fazer uma vida normal, desde o mais básico do quotidiano, com grandes unhas nas pontas dos dedos. Todos sabemos que a unha de gel ou gelinho é algo que já garantiu o seu lugar na vida de muitas mulheres - eu não sou excepção, apesar de não usar sempre de vez em quando também gosto e também uso, embora sempre curtinhas. O que me deixa a matutar são as unhas bem grandes e, agora tão na voga, bem bicudas... tipo garra, estão a ver?! Já tive esta conversa com a minha esteticista, que me confidenciou que todas as clientes que usam unhas assim lhe garantem que conseguem fazer tudo (tudo!), apesar das unhas grandes! Tenho as minhas dúvidas... e mais, tive uma forte confirmação das minhas suspeitas no meu último turno de urgência. 

Pois bem, de momento estou a trabalhar na pediatria. 

Eis que aparece uma mãe com o seu bebé de 7 meses com febre, entre outras queixas. Como a senhora não tinha dado medicação em casa e o bebé estava febril, demos um supositório para a mãe colocar, algo a que a mãe já estava habituada. Acreditem, não foi bonito de se ver. A mãe usava este tipo de unha de que vos falei atrás... então, imaginem o que é segurar um supositório minúsculo (para quem não está habituado, os de 75mg e 125mg são muito pequeninos) com garras (perdão, com dedos) que não permitem que a polpa dos dedos se aproxime o suficiente para pinçar o supositório; e depois, imaginem estes mesmos dedos a tentar afastar duas nádegas minúsculas e a tentar acertar com o torpedo de glicerina no pequeno anûs do bebé... por momentos temi que a ponta de alguma das unhas também entrasse atrás do supositório... se já não gostava destas unhas, fiquei a detestar. Já para não falar do lixo que acumulam por baixo. O que eu já vi, o que eu já vi...

Já que falamos no trabalho em pediatria, e na sequência deste episódio, acho pertinente partilhar aqui a correcta colocação de um supositório. Percebemos claramente que a grande maioria dos pais/cuidadores não sabe colocar correctamente um supositório e que a colocação de forma incorrecta, além de ser mais difícil, também aumenta o risco de magoar o bebé. 



Imagem retirada de: googleimages



Bem sei que a forma de torpedo nos induz em erro e dá a sensação que a parte bicuda é para entrar melhor no rabinho mas não, na verdade o que deve entrar primeiro é a parte plana e a parte bicuda é assim desenhada para facilitar o encerramento dos esfíncteres anais depois de introduzido todo o supositório (vão ver que não vão precisar de ficar a apertar as nádegas com a mão se introduzirem assim). O próprio invólucro do supositório tem uma ranhura de abertura fácil e que deixa acessível a parte do bico, que será a que devemos pegar para introduzir de forma correcta.

E é isto meus amigos, sinto que cumpri a minha missão de serviço público ao vos alertar para a correcta colocação de supositórios. (de nada :)

Lições para a vida: cuidado com as nails em garra (se as tiverem pelo menos certifiquem-se de que não têm uma pequena montanha de lixo por baixo) e ... 'os supositórios não são torpedos' :D   




         


Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como tirar medicina (apesar de) COM 3 filhos pequenos

A propósito dos 10 - pequena resenha sobre os nossos 10 anos de casamento